CARTA DO GESTOR: ARTESANAL FIC DE FIM

CARTA DO GESTOR: ARTESANAL FIC DE FIM

” No mês de novembro o fundo Artesanal FIC FIM rentabilizou 0,86% em termos nominais.

Tivemos um mês importante no cenário político internacional em função da eleição à presidência nos Estados Unidos. Diante da volatilidade adicional gerada pela incerteza de quem assumiria o posto presidencial em uma das eleições americanas mais polêmicas dos últimos tempos, optamos por manter uma postura mais cautelosa em relação à exposição nos ativos de risco.

Mantivemos alocação relevante em LFT, com objetivo de baixar a volatilidade e manter a liquidez. Houve redução também na estratégia de financiamento e reversão de opções, bem como, diminuição de financiamento de termo devido à queda de rentabilidade das operações nesse book.

As operações de BM&F e arbitragem apresentaram o retorno esperado, em long&short encerramos parte das operações e permanecemos com as ações BBDC (Banco Bradesco).
Gostaríamos ainda de detalhar, nossa tese de investimentos no book de holding, que contribuiu negatividade para o resultado do fundo neste mês. Neste book, seguimos com grande parte das operações de ITSA x Controladas, que representa atualmente 6% do fundo. Apesar do desconto das operações ter aumentado na última semana do mês, nossa analises do contexto, notícias, fatos relevantes e reunião da APIMEC, em que a empresa se pronunciou sobre a não destruição do valor da equity e que manterá de forma ainda majoritária em torno de 90% dos investidores da Holding em Itaú Unibanco, nos faz acreditar que no médio prazo o desconto voltara a níveis mais elevados que a média histórica, gerando um bom retorno para o fundo.

Outras operações que montamos no decorrer do mês neste book foi, Bradespar x Controladas, apresentando aproximadamente 5% do fundo. Há algum tempo não estávamos mais operando esse desconto, mas enxergamos na operação um bom potencial de ganho no médio prazo, pois, acreditamos que haverá a renovação de contrato entre os analistas de VALEPAR.
Com essa carta desejamos a todos um feliz natal e um excelente ano novo com grandes oportunidades no próximo ano.”