CARTA DO GESTOR: ARTESANAL FIC DE FIM

ARTESANAL FIC DE FIM

“O fundo Artesanal FIC de FIM obteve rentabilidade de 1,69% em termos nominais, que representa 214,01% do CDI no mês.

A estratégia para o mês de abril foi dar continuidade a alocação do mês de março, com o aumento de algumas posições e manter a cautela para algumas estratégias.

Voltamos a comprar papéis “LFT’s”, com vencimentos longos e curtos nos leilões do Banco Central, apenas quando julgamos o deságio interessante, para uma venda posterior dos papeis no mercado secundário de forma fracionada, gerando Alpha para nossa estratégia.

Quanto ao Termo de Ações, conforme havíamos comentado na carta passada, aumentamos nossa alocação de 4% para algo em torno de 6%, com interesse em aumentar a estratégia para até 10% do fundo, nossa intenção é capturar ganhos com a queda de juros, estratégia onde ficamos pré-fixados (Termo) vs pós-fixado (CDI).

No Financiamento e Reversão de opções, conseguimos bons ganhos mesmo com apenas 4% de alocação nesse novo blend de papéis, diminuindo o risco de exposição e aprimorando a aderência do hedge da operação. Para os próximos meses, a meta é alocar até 15% do patrimônio do fundo nessa estratégia, a alocação hoje se aproxima de 7%.

As operações de BM&F não obtiveram ganho algum, pois não enxergamos oportunidades de arbitragem no decorrer do mês.

No book de Long&Short, o fundo segue sem alocação relevante (inferior a 5% do patrimônio). Mantivemos nossa operação no setor de Shopping Center vs Properties, e adicionamos Bancos e Mineração. Não há destaque relevante para o mês.

As operações de Holding obtiveram o retorno esperado. Vamos manter nossa estratégia de baixa exposição, e continuaremos a operar o desconto de Itausa, Bradespar e Gerdau com objetivo de capturar distorções do desconto durante intraday, com exposição máxima de até 4 dias.

A arbitragem foi o grande destaque do mês de abril. Obtivemos sucesso nas operações devido a grandes distorções que surgiram no decorrer do mês. Os eventos de aumento de capital de algumas empresas trouxeram ganhos (Direto e Recibo de subscrição vs papel), destaque também para as operações de arbitragem usando ETF´s do Ibovespa e do IBRx50.

Agradecemos a confiança.

Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.