CARTA DO GESTOR: ARTESANAL CP FIC FIM

ARTESANAL CP FIC FIM

 

“Mais uma vez o nosso fundo obteve rentabilidade mensal de 1,38% em novembro o que equivale a uma aplicação em um título de renda fixa com retorno bruto de 133% da taxa básica (CDI). No ano nosso fundo está com uma rentabilidade de 17,20% enquanto o CDI acumula 12,74% em termos nominais e nesse ritmo de crescimento fechará o ano com um retorno acumulado de 18,95% enquanto o CDI será de 14,00% representando um ganho de quase 5,00% em um ano.

Como destaque das políticas de gestão continuamos aumentado o percentual de fundos sob gestão da artesanal passando de 90,09% em outubro para 92,15% em novembro o que reforça o nosso compromisso de manter o máximo de controle dos riscos assumidos nas alocações.

Apesar do susto inicial que os mercados financeiros globais tiveram com a eleição do Donald Trump os primeiros discursos e indicações que ele fez acalmaram pois demonstrou um maior pragmatismo contra os seus discursos para a eleição. Agora o foco de crise voltou para Europa com potenciais mudanças políticas nas principais economias do bloco. Além disso o governo inglês deverá traçar até o final do ano o plano de saída do bloco que gerará alguma volatilidade adicional nos mercados de ações e principalmente nos mercados cambiais.

Já no cenário doméstico continuamos com um alto nível de incerteza no ambiente político com diversos enfrentamentos entre os três poderes, contudo o período de recesso do judiciário e do legislativo deverá servir para abaixar a temperatura ajudando a as negociações da aprovação da PEC da Previdência além da implementação da PEC do teto dos gastos que melhorará o cenário econômico de 2017.

Essa melhora em 2017 deverá impulsionar o mercado de fomento tanto para empresas como para pessoas físicas que precisaram de crédito para voltar ao crescimento e ao consumo respectivamente. Esse crescimento incrementará a performance do nosso fundo que terá em 2017 um espaço muito grande para desenvolvimento.

Com essa carta desejamos a todos um feliz natal e um excelente ano novo com grandes oportunidades no próximo ano.”