Artesanal FIC FIM encerra o ano com uma rentabilidade de 15,66%, o que representa 120% do CDI. No mês de dezembro, o fundo obteve um retorno de 2,30%, equivalente a 257% do CDI.
Ao longo do ano de 2023, os modelos de arbitragem foram calibrados e refinados, com o objetivo de melhorar continuamente nossos processos. Essa tem sido nossa mentalidade nos últimos 15 anos, e certamente seguiremos com o mesmo propósito para o futuro.
O resultado no mês foi alcançado principalmente por contribuição do livro de Operações Estruturadas, como por exemplo: Operações de Arbitragem, Desconto de Holding e Long & Short.
Abaixo, de forma mais detalhada, explicamos o resumo de algumas das operações que fizeram parte da carteira em dezembro e no ano de 2023.
Desconto de Holding: Apesar das discussões acerca da Reforma Tributária terem mudado estruturalmente os níveis de desconto, conseguimos encontrar boas oportunidades nesta estratégia em longo do mês e do ano de 2023.
Long & Short: O ano de 2023 ficou marcado pela performance positiva de pares que já operávamos na carteira, assim como de novos pares que encontramos ao longo do ano.
Event Driven: Importante contribuição para o fundo no ano, sendo os principais destaques: Modal/XP, Fleury/Hermes Pardini além de OPAs (Alliar, Alper, BR Properties e EDP Brasil).
Caixa: Conseguimos bons retornos tanto na estratégia de renda fixa ativa, alocando primordialmente em NTNBs, quanto na alocação em LFTs, onde em dezembro performamos acima do CDI contando com redução dos deságios.
Crédito Estruturado: Posições investidas em FIDCs geridos pela Artesanal tiveram rentabilidade superior ao CDI. Apesar das oscilações oriundas de algumas marcações, a estratégia entregou o resultado esperado no ano.