CARTA DO GESTOR 09/2021: ARTESANAL FIC DE FIM

CARTA DO GESTOR 09/2021: ARTESANAL FIC DE FIM

O Fundo Artesanal FIC de FIM encerrou o mês de setembro com rentabilidade de 0,64%, o que representa 146% do CDI. No acumulado do ano de 2021, apresentou rentabilidade de 4,55%, o que representa 169% do CDI.

Apesar da piora da conjuntura econômica associada ao tom mais hawk do Banco Central do Brasil, a bolsa brasileira continuou sofrendo uma desvalorização de 6,57% no mês de setembro.

Como a maioria das operações do FIC FIM são de “mercado neutro”, isto é, buscam explorar relações entre os ativos, sem viés direcional, alocamos boa parte da carteira em títulos públicos para cumprir com as margens demandadas. No rol de títulos públicos, estamos posicionados, majoritariamente, em LFTs com vencimento em 5 anos. Em setembro, as LFTs contribuíram positivamente para o fundo em 32 bps.

Nas operações de Event Driven destacamos o desfecho da M&A de Hering vs Soma. Ao longo do mês, ressaltamos a proposta de aquisição do grupo marítimo suíço MSC para adquirir o controle da empresa brasileira de logística LOG-IN, além dos novos capítulos do M&A de Localiza vs Unidas, em que a Movida e a Ouro Verde entraram com parecer desfavorável em relação a fusão das empresas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) já tinha pronunciado sobre recomendando a aprovação da fusão, mas com “remédios” recomendados.

Quanto às operações de Long&Short, o fundo está posicionado em uma pequena parcela do seu portfólio em alguns pares intersetoriais, com destaque para o setor bancário. Seguimos monitorando com atenção os pares de concessão de rodovias, varejo, sucroenergético, energia e seguros.

Operações de distorção de valores, como holdings e assimetria de precificação de ativos, estamos pouco alocado devido ao spin-off Itaú/XP, além das notícias da Bradespar sobre a distribuição de uma parte das ações da vale aos seus acionistas.

Na parcela de Crédito Privado (+20bps), realizamos pequenas adequações, de forma estratégica, à performance das cotas frente a política monetária mais contracionista do Banco Central.

Nas demais operações, seguimos operando, de forma marginal, devido a alguns papeis ainda não possuírem histórico suficiente para validação do modelo proprietário da Artesanal Investimentos.

Além disso, o fundo, de forma contínua, busca novas operações.