CARTA DO GESTOR 06/2024: ARTESANAL FIC FIM

O Fundo Artesanal FIC FIM encerrou junho com um retorno de 0,99%, equivalente a 125% do CDI.

Durante o mês, destacamos nossos resultados significativos em operações de arbitragem de opções de ações, que começamos a construir no mês anterior. Aprimoramos nosso modelo para essas operações e agora nos concentramos em melhorias tecnológicas para monitoramento e execução.

Além disso, neste mês, alcançamos ganhos expressivos nas operações Long & Short, superando o benchmark (CDI) com descontos de holding, possibilitando a realização de lucros parciais, em posições que já havíamos estabelecido anteriormente. Também obtivemos resultados acima do benchmark em pares de ONs vs PNs e ações intrasetoriais. As operações com pares de ações vs. ETFs e alocações táticas de bolsa e câmbio foram os principais detratores de desempenho.

No book de arbitragem de M&A e OPA, enfrentamos uma pequena marcação a mercado negativa em algumas posições, mas permanecemos alocados. Esperamos reverter essas marcações à medida que as operações continuem conforme divulgado. Estamos vigilantes para identificar novas oportunidades que possam aumentar nossas alocações.

A alocação majoritária do book de títulos públicos continua em LFTs. Mantemos cerca de 4% do fundo em NTN-Bs, que sofreram uma marcação negativa devido ao aumento do yield destes títulos e esperamos reverter esta situação com o fechamento da curva de juros reais. Estamos interessados em aumentar gradualmente esta posição conforme as taxas se tornem mais atrativas.
No book de fundos, observamos volatilidade em uma posição tática em cota subordinada de Crédito Privado, mas não houve mudanças na alocação.

Em relação às demais estratégias e posições, não ocorreram alterações significativas em termos de alocação e rentabilidade.