Em abril, o fundo obteve retorno de 0,62%, o que representa uma rentabilidade de 69,5% do CDI.
Abaixo, de forma detalhada, explicamos as operações que fizeram parte do portifólio do Artesanal FIC FIM no mês.
Durante o mês de abril foi possível aumentar de forma gradativa algumas posições da carteira.
No book de Long & Short, o aumento de posições foi mais relevante. Nele, há algumas posições que não se favoreceram das recentes oscilações e mudanças de cenário, principalmente os setores de Shopping Center e Financeiro. O portfólio carrega pares desses dois setores na carteira, com destaque negativo para os dois, principalmente no setor financeiro, onde temos maior exposição em B3 (B3SA3).
Nas operações de Desconto de Holding, onde assumimos posições compradas ou vendidas no desconto, o fundo mantém alocações em todas as Holdings, com destaque para Metalúrgica Gerdau e Itaúsa. Nessas Holdings, foi possível realizar operações com posições contrárias, visando proteger a estratégia.
No book de Arbitragem de ações, estamos alocados nas operações de Cielo e Soma vs Arezzo. Em relação à Cielo, acompanhamos a Assembleia em que foi rejeitado o novo laudo de avaliação do preço da ação para o fechamento de capital (OPA). Agora, estamos aguardando a data da assembleia e o leilão para aprovação da OPA de Cielo. Continuamos aumentando nossa posição com o objetivo de capturar o prêmio da operação. Seguimos atentos também à operação Soma vs Arezzo, na qual a preocupação é o custo para se alugar um dos papéis envolvidos no deal, para que possamos ficar short e capturar o ganho embutido. Em estratégias de arbitragem de derivativos, sofremos com a elevação dos custos de aluguel de algumas posições vendidas em ações. Nesse cenário, as alocações nesse book ficaram abaixo do usual.
A posição em títulos públicos aumentou nas últimas semanas do mês, com alocações em LFTs e principalmente em NTN-Bs (vértices diversos).
Devido às aberturas de taxas nesses papéis, enxergamos a possibilidade de nos posicionar novamente na estratégia. Com as quedas nos preços dos papéis com indexação à inflação, seu rendimento se elevou para algo próximo a 6,20% + IPCA em alguns vencimentos. Mesmo sendo um dos detratores de performance do mês, seguimos aumentando nossa exposição.
Nas demais estratégias e na nossa posição em Crédito Privado, não houve nenhuma alteração relevante quanto a posição e rentabilidade.