CARTA DO GESTOR : ARTESANAL FIC DE FIM

ARTESANAL FIC DE FIM

“O Fundo Artesanal FIC de FIM obteve rentabilidade de 0,68% em termos nominais, que representa 85,05% do CDI no mês.

No decorrer do mês de agosto, passamos por alguns desafios onde precisamos tomar algumas decisões, devido a algumas operações não estarem performando como esperado, e revisão de cálculo em outras estratégias.

Nossa posição em títulos públicos de longo prazo, “LFT’s longas” média de vencimento 2022, ficou inalterada no decorrer do mês. Não fizemos nenhuma nova aquisição ou alienação, todos os títulos foram mantidos.

Aumentamos nossa alocação em financiamento de termo para 6% no decorrer do mês, devido à grande possibilidade de antecipações, já capturadas ao longo do mês em algumas operações de mais curto prazo.

O Financiamento de opções não performou conforme esperávamos, a temporada de resultados e algumas notícias no âmbito corporativo, deram sua contribuição negativa no decorrer do mês, tivemos perdas relevantes em alguns papeis como CIEL3 (Resultado abaixo do esperado) e UGPA3 (Não aprovação pelo CADE a aquisição da ALE).

A estratégia de arbitragem em BM&F também contribuíram de forma negativa, devido a baixas margens que foram capturadas ao longo do mês, compensadas pelas operações de arbitragem tradicionais em Bovespa que renderam 0,03%.

As operações de Long&Short foram mantidas conforme havíamos descrito no mês passado, após o termino de algumas posições, voltamos e fazer novos pares no setor financeiro, siderurgia, e concessão de estradas. A estratégia de consumo (Lojas Americanas), após o resultado da empresa, tivemos que tomar a decisão de acionar nosso Stop Loss devido à perda de parâmetros e perda financeira gerada, devido e essa ocorrência o book de Long&Short não contribui com o esperado.

Nossas operações de Holding também sofreram com algumas perdas no decorrer do mês, havíamos feito uma pequena posição em Bradespar, adicionamos mais participação para essa estratégia pois pelos nossos cálculos, o desconto se estabilizaria em algo entre 18% e 19%, no decorrer do mês, após o período de conversão voluntaria de VALE5 em VALE3 e outros fatores decidimos por rever nossos cálculos e possíveis futuros cenários, decidimos por encerrar a operação mesmo que com prejuízo. As demais operações contribuíram de forma positiva ITSA e uma pequena parcela de Gerdau onde vendemos nossa posição na OPA realizada em 22/08.

Obrigado pela confiança.

Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.