CARTA DO GESTOR 11/2020: ARTESANAL FIC FIM

CARTA DO GESTOR 11/2020: ARTESANAL FIC FIM

“O Fundo Artesanal FIC FIM obteve rentabilidade de 0,05% em termos nominais representando 30% do CDI no mês e um acumulado de 136% do CDI no ano de 2020.

Em novembro fizemos algumas modificações táticas na carteira de Títulos Públicos: vendemos um pedaço das LFT`s com vencimento 2026 e aplicamos em LTN casada, com vencimentos para 2022/2024, diminuindo um pouco a volatilidade e aproveitando o prêmio desses papéis.

Mesmo com essa alteração, até meados do mês os Títulos apresentaram rendimento negativo, resultando em uma pequena perda, e não gerando accrual de CDI para o Fundo nessa posição, contribuindo de forma negativa próximo a 10 bps.

As Arbitragens seguiram rendendo frutos, mesmo com o mercado em tendência de alta no decorrer dos pregões.

Quanto as Operações de Financiamento com Opções temos uma pequena parcela aplicada em dois ativos e aumentamos de forma significativa todas as demais posições: Long&Short, Special Situations e as operações de Holding`s.

No book de Long&Short, montamos posições no setor financeiro e varejo, devido ao forte fluxo em alguns papéis, percebemos algumas distorções e má precificação em alguns casos, acreditamos que essas alterações devam se normalizar no curto/médio prazo.

Encerramos as posições em petróleo e gás, comercio e distribuição, e etanol, e em contrapartida, aumentamos nossa posição em Unidas vs. Localiza, a estimativa do mercado é de que o deal saia em final de 2021 (sem, ou com poucas restrições do CADE), o desconto hoje está em torno de 13%.

As duas estratégias apresentaram marcação a mercado negativa, mas seguimos com as alocações, por acreditarmos que no curto/médio prazo essas posições devam convergir para nossa estimativa de preço.

Nas operações de Holding`s, estamos ativos em quase todos os pares, nos beneficiando de operações de curto prazo, com destaque para Itausa vs. Investidas, Bradespar e Metalúrgica Gerdau, posição longo prazo ficamos com apenas Itausa, próximo a 24% de desconto.

Agradecemos a confiança,

Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.”