O fundo Artesanal PREV FIM encerrou o mês de outubro com um retorno de 0,84%, representando uma variação de 90% do CDI.
A carteira de renda fixa mantém uma média de 10% do patrimônio alocado em operações compromissadas com títulos públicos, 50% em LFTs e 6% em NTN-Bs.
As posições em NTN-Bs sofreram com a elevação das taxas dos títulos, que se aproximam de 7% de juro real, e as posições em LFTs beneficiaram-se com a redução dos deságios.
O fundo obteve ganhos com operações de desconto de holdings e arbitragem de ações e opções.
Em event driven, é importante destacar a operação de AESB3, que levou o fundo a uma queda de -0,97 em um único dia, causa pela volatilidade do ativo de referência. No entanto, como esperado, a cota apresentou um retorno positivo no dia seguinte.
A alocação bruta em renda variável (posições compradas somadas às posições vendidas) oscilou entre 15% e 20% do patrimônio do fundo.
A alocação em Crédito Privado performou em linha com o esperado, com uma alocação média em torno de 25% do patrimônio do fundo.