O Fundo Artesanal FIC FIM encerrou o mês de setembro com um retorno de 0,75%, o que representa uma variação de 89,9% do CDI.
Os melhores resultados do mês foram obtidos em operações de desconto de holdings, sem destaque quanto a alguma posição em específico, devido a capilaridade alcançada no decorrer do mês.
As arbitragens com ações e opções trouxeram resultados positivos, porém menos relevantes, assim como as operações de Long & Short.
A alocação bruta em ativos de renda variável no fundo oscilou entre 30% e 60% do patrimônio ao longo de setembro. As demais estratégias em bolsa não trouxeram resultados significativos.
As NTN-Bs contribuíram negativamente para o book de renda fixa, por conta de abertura de curva de juros. Porém, a atratividade desses títulos com taxas acima de IPCA + 6,5%, comprovada em estudos realizados internamente, motivou o aumento da alocação para 5,5% do patrimônio do fundo.
As alocações em LFTs oscilaram em torno de 40% do patrimônio, e a redução nos deságios desses títulos ao longo de setembro trouxe resultados positivos.
Em relação à posição em Crédito Privado, o portfólio performou dentro do esperado. A alocação total oscilou entre 15% e 18% do patrimônio total.