CARTA DO GESTOR 09/2020: ARTESANAL FIC FIM

CARTA DO GESTOR 09/2020: ARTESANAL FIC FIM

“Após quase seis anos, o fundo apresentou um fechamento de mês com a cota negativa devido a uma marcação atípica nos títulos públicos, que compõem 75% do PL.

Essa alocação de papeis do tesouro é predominante em LFT’s (historicamente, o título com menor volatilidade se comparado aos demais). Por este motivo, tais papeis são utilizados a fim de rentabilizar nosso caixa, enquadrar a duration do Fundo, e fornecer margem de garantia para as demais operações.

Entretanto, com o aumento da incerteza fiscal, esses títulos tiveram retornos negativos devido ao aumento do deságio, iniciado no mês de setembro, conforme demonstrado abaixo:

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/tesouro-direto-com-risco-fiscal-em-alta-perdas-dos-titulos-publicos-chegam-a-124-em-setembro/.

O Fundo seguiu com as mesmas estratégias, mantendo seu propósito: aumentamos de forma gradativa as operações de financiamento com opções devido ao aumento da volatilidade em alguns setores, Long&Short (principalmente nas posições ordinárias versus preferenciais), e montamos uma pequena posição em Unidas vs. Localiza devido a fusão anunciada no final do mês, ainda pendente de aprovação pelo CADE.

Conforme gráfico de atribuição de performance, é possível observar que obtivemos ganho em todas as estratégias no decorrer do mês de setembro, com exceção apenas da posição de títulos públicos que ficou bem aquém do esperado, com uma queda de 60bps (-0.60%). Caso os títulos tivessem rendido o esperado, não fosse por essa marcação, a cota do Fundo teria rendido aproximadamente 28 bps (+0.28% em torno de 180%CDI).

Agradecemos a confiança

Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.”