CARTA DO GESTOR 08/2021: ARTESANAL FIC FIM

CARTA DO GESTOR 08/2021: ARTESANAL FIC FIM

O Fundo Artesanal FIC de FIM encerrou o mês de agosto com rentabilidade de 0,44%, o que representa 104% do CDI. No acumulado do ano de 2021, este demonstrou consistência em sua tese de investimentos e, ao final de 8 meses, acumulou uma rentabilidade de 3,89%, o que representa 189% do CDI.

Com a piora da conjuntura econômica, aliada da piora da crise hídrica e associada ao tom mais hawk do BC, a bolsa brasileira continuou sofrendo ao longo do mês e encerou agosto com uma desvalorização de 2,48%.

Como a maioria das operações do FIC FIM são de “mercado neutro”, isto é, buscam explorar relações entre os ativos, sem viés direcional, alocamos boa parte da carteira em títulos públicos para cumprir com as margens demandadas. No rol de títulos públicos, estamos posicionados, majoritariamente, em LFTs com vencimento em 5 anos. Em agosto, as LFTs contribuíram positivamente para o fundo em 32 bps.

Nas operações de EventDriven continuamos posicionados e aumentando, de forma gradativa, no deal de M&A entre Hering vs. Soma, cuja Assembleia Geral Extraordinária foi convocada para o dia 14 de setembro. Contudo, continuamos monitorando diversos eventos societários que estão ocorrendo no mercado.

Quanto às operações de Long&Short,o fundo está posicionado em uma pequena parcela do seu portfólio em alguns pares intersetoriais, com destaque para o setor bancário. Seguimos monitorando com atenção os pares de concessão de rodovias, varejo, sucroenergético, energia e seguros.

Nas demais operações de distorção de valores, como holdings e assimetria de precificação de ativos, o fundo segue em busca de novas operações de forma ativa.