CARTA DO GESTOR 07/2022: ARTESANAL FIC FIM

O fundo Artesanal FIC FIM encerrou o mês de julho com a rentabilidade de 1,08%, o que representa 104% do CDI, com volatilidade anualizada de 0,62% no ano. No acumulado de 12 meses, apresentou a rentabilidade de 9,44%, o que representa 100% do CDI.

No book de renda variável, o mês de julho teve como um dos contribuidores as operações de contratos futuros, com aproximadamente +0.09% na cota. O ganho acima do esperado se deu pela mudança na curva do câmbio, com o recuo do vencimento curto.

As estratégias de Risk Arbitrage ou Special Situation seguem contribuindo positivamente, com aproximadamente +0.06% no mês passado. Estas operações têm um longo histórico no fundo, mas percebemos que algumas delas estão sendo precificadas pelo mercado com taxas mais espremidas se comparadas ao passado.

Em vista disso estamos rotacionando estas operações que estão emagrecendo as margens, reduzindo a alocação em algumas arbitragens e colocando um peso maior nos Long&Shorts e operações com futuros.

Além disso, seguimos acompanhando todos os deals em aberto e  estudando o momento de entrada em novas operações.

Continuamos buscando oportunidades em Holdings, Financiamento de Opções e Volatilidade. Tais operações não tiveram uma contribuição relevante para o fundo no mês de julho, mas seguem no portifólio, e a nossa convicção nos potenciais ganhos nelas continua.

No book de renda fixa os ganhos ficaram distribuídos entre Títulos públicos e Crédito Privado, contribuindo respectivamente com +0.85% e +0.20% no mês. O book permanece sem alterações, mas continuamos com a intenção de aproveitar as emissões e novas oportunidades que vierem a aparecer, visto que algumas cotas detidas pelo fundo já estão em processo de amortização.

Diante disso, seguindo nosso DNA de preservação de capital e mitigação de risco, aliado a expectativa do aumento nos níveis da taxa de juros, nossa equipe de gestão continua entregando e perseguindo a média histórica de performance dos últimos 13 anos do fundo Artesanal FIC de FIM.

(Disclaimer: A Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura)