CARTA DO GESTOR 06/2022: ARPOADOR FIC FIM CP

O Fundo Arpoador FIC FIM CP se diferencia por ser um fundo high yield com volatilidade moderada por alocar 100% em cotas subordinadas de FIDCs 100% Gestão Artesanal. O racional da tese de investimento é estar presente no dia a dia da operação, através de uma gestão ativa, com alinhamento de interesses “co-investimento dos sócios”.

Em junho, os segmentos Agro, Ind e Comércio, aliado ao Imobiliário contribuíram de forma positiva para a performance devido novas operações no FIDC Recebíveis Imobiliários que estão acurando juros e reprecificação de ativos a valor de mercado no segmento do Agronegócio. No entanto, no segmento Financeiro o fundo continua tendo impacto negativo de marcação de PDD devido a nova estratégia do segmento de micro finanças que, atualmente, está com ritmo de oxigenação da carteira mais lento. Aliado ao resultado positivo, já é possível perceber recuperação no nível de atividade no segmento de Fomento Mercantil. O Arpoador FIC FIM CP encerrou o mês com rentabilidade de 1,92%, o que representa 190% do CDI. No acumulado de 12 meses, apresentou rentabilidade de 15,96%, o que representa 184% do CDI com volatilidade anualizada de 2,7%.

A tese de Gestão Artesanal, ao longo dos últimos 6 anos, foi testada e comprovada com ativos em diferentes setores descorrelacionados e macrorregiões. O rendimento acumulado desde o início do fundo foi de 324% do CDI com volatilidade de 5,0% a.a..