CARTA DO GESTOR 06/2021: ARTESANAL FIC FIM

CARTA DO GESTOR 06/2021: ARTESANAL FIC FIM

“O Fundo Artesanal FIC FIM encerra o semestre de 2021 acumulando uma rentabilidade de 2,83% o que representa 223% do CDI.

Nos primeiros seis meses o Fundo conseguiu atuar de forma ativa, consistente, com baixa volatilidade e descorrelacionado com os demais ativos financeiros, demonstrando a consistência e resiliência da tese de investimento.

As alocações no Tesouro Nacional, predominante nos papéis de LFT, apesar da volatilidade e incerteza apresentaram o resultado esperado ficando a 100% do CDI. Acreditamos haver algum espaço para ganho devido à grande defasagem que os papéis vêm carregando desde a marcação do segundo semestre de 2020.

Em relação a operação “casada” (compra de LTN e compra de DI), temos obtido o ganho esperado.
Sobre o financiamento com Opções e Operações a Termo de ações, foram as alocações menos ativas no decorrer dos últimos meses, pois não vislumbramos oportunidade de alocar mais que 5% no conjunto das estratégias.
Nas demais operações: Holding, Long&Short e Arbitragem, o fundo segue buscando novos pares, operações e distorções.

Nos pares de Holding, permanecemos posicionados com mais cautela, devido a reforma tributária e seus impactos para a estrutura.

Em operações de Long&Short, a preferência por pares ON vs. PN e empresas com grande correlação no segmento de atuação seguem no foco, sobre às operações de Arbitragem, nosso screener segue buscando distorção na estratégia de Event Driven e Arbitragem pura.

Agradecemos a confiança,

Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.”