CARTA DO GESTOR 06/2019: ARTESANAL FIC DE FIM

CARTA DO GESTOR 06/2019: ARTESANAL FIC DE FIM

“O Fundo Artesanal FIC FIM obteve rentabilidade de 0,61% em termos nominais, que representa 130% no mês e 126% do CDI no ano de 2019.

Encerrado o primeiro semestre, faremos um breve feedback acerca de nossas estratégias.

O alpha gerado durante o semestre veio em decorrência das nossas estratégias:

Crédito privado – onde o fundo possui uma parcela em torno de 15% do portfólio, entre cotas de fidc’s sêniores e letras financeiras.

Dentro da estratégia de long&short, obtivemos muito sucesso nas operações onde analisamos os descontos das holdings e participações acionarias das empresas como Itausa, Gerdau, Banco do brasil dentre outros papeis. Os pares intersetoriais obtiveram resultado esperado, mas não contribuíram com todo o potencial da estratégia. Ademais, no segundo trimestre tivemos algumas perdas, respeitando o limite de risco e volatilidade.

A forte movimentação do mercado em alguns pregões nos ajudou com as operações de arbitragem, opções com ações e opções vs opções e fechamento de capital OPA, onde conseguimos participar de quase todos. Destaque também para as operações de recibo e direito de subscrição, onde participamos apenas dos papeis onde tínhamos convicção do aumento de capital.

No próximo semestre, o fundo manterá sua filosofia de investimento, respeitando os parâmetros de risco e volatilidade, como têm feito nos onze anos de histórico.

Agradecemos a confiança dos nossos cotistas e distribuidores, por mais um semestre finalizado.

Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.”