CARTA DO GESTOR 04/2022: ARTESANAL FIC FIM

O fundo Artesanal FIC FIM, encerrou o mês de abril com a rentabilidade de 0,62%, o que representa 74% do CDI. No acumulado de 12 meses, apresentou a rentabilidade de 7,08%, o que representa 119% do CDI, performance compatível com a média histórica.

Após o fluxo positivo de inflow nos meses anteriores, o Ibovespa perdeu força no mês de abril, registrando um outflow próximo a R$ 5,3 bilhões. O mercado segue bem pressionado dado as declarações do Federal Reserve (FED) quanto ao aumento da taxa de juros norte-americana.

No mercado de títulos públicos, especialmente os papéis pós fixados (LFT), continuam bem pressionados pela forte venda de alguns vértices, principalmente os vencimentos em 2027, e uma menor demanda pelas novas emissões de 2028.

Por enquanto, manteremos os papéis com a marcação à mercado recorrente, porque as taxas das “casadas” (operação que o investidor compra um título prefixado e um contrato de DI como o mesmo vencimento ganhando spread entre as duas taxas), não estão atrativas e podem trazer maior volatilidade para o fundo.

Os títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B), também estão com alta oscilação, caso o fundo venha a se posicionar em algum ativo atrelado ao IPCA, será em função de uma alocação tática.

Embora o mercado tenha apresentado volatilidade ao longo do mês, as estratégias de renda variável não apresentaram forte oscilação para que o fundo pudesse se posicionar de forma mais robusta. Na estratégia Long&Short, permanecemos operando os pares com maior recorrência no setor financeiro e bancos, nas operações de captura de valor via desconto de Holding, o fundo segue posicionado em Simpar e Cosan, pois enxergamos esses papéis descontados em relação aos SOTP (sum of total parts). O âmbito positivo ficou por atribuição das estratégias de arbitragem, na qual foi possível capturar ganho com os ETF’s, e as fusões em andamento (Risk Arbirage), muitas em processo de aprovação por parte dos órgãos reguladores ou AGE de acionista, que permanecemos aumentando nossa parcela na transação de XP & Modal e RDO’R & Sul América.

A estratégia de Crédito Privado, também não sofrerá alteração, nossa intenção é aproveitar as emissões e novas oportunidades que vierem a aparecer, visto que algumas cotas detidas pelo fundo já estão em processo de amortização.

No mercado offshore, adicionamos uma pequena posição na transação de TWTR US (Twitter), após o conselho de administração aprovar a oferta e seguimos acompanhando os próximos passos com AGE dos acionistas e a aprovação pelos órgãos competentes.

Diante disso, seguindo nosso DNA de preservação de capital e mitigação de risco, aliado a expectativa do aumento da curva de juros, nossa equipe de gestão continua entregando e perseguindo a média histórica de performance dos últimos 13 anos do fundo Artesanal FIC de FIM.

(Disclaimer: A Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura)