CARTA DO GESTOR 01/2026: ARPOADOR FIDC RL

O Arpoador FIDC RL adota uma estratégia diferenciada, ao concentrar 100% de sua carteira em cotas subordinadas júnior de FIDCs sob gestão da Artesanal Investimentos, com foco em capturar retornos superiores no longo prazo. Em janeiro, o fundo apresentou rentabilidade negativa-1,96%, resultado influenciado, sobretudo, pelas alocações nos segmentos de Fomento Mercantil e Agronegócio.

Nas verticais de Agronegócio e Fomento Mercantil, a performance foi impactada por rolagens de PDD, ainda que por dinâmicas distintas em cada segmento. No Agronegócio, as rolagens ocorreram de forma pontual em operações específicas que já estão em reestruturação, respaldadas por estruturas de garantias que sustentam a expectativa de normalização nos próximos meses. Já no Fomento Mercantil, as rolagens de PDD elevaram o nível de provisionamento da carteira, sendo que os principais detratores encontram‑se integralmente provisionados e em processos avançados de reestruturação, negociação ou execução, o que deve contribuir para a reversão gradual dos impactos recentes.

O setor Imobiliário apresentou resultado em linha com os últimos relatórios. Pressionada pelo alto custo de capital do fundo, decorrente dos níveis atuais do CDI e pela baixa tração de vendas em alguns empreendimentos, a carteira segue com desempenho limitado. A expectativa é que, ao longo de 2026, com a sinalização de redução da taxa Selic, aliada a novos planos de ação para reestruturação e resolução de parte dos empreendimentos com performance comercial abaixo do esperado, o desempenho da carteira seja impulsionado positivamente.

Por fim, o segmento Financeiro registrou desempenho ligeiramente abaixo do esperado, apesar da contribuição positiva para a rentabilidade do fundo. Isso se deve ao adiamento de parte dos repasses previstos para janeiro, os quais foram postergados para fevereiro. A expectativa é que esses repasses ocorram no início do mês, mantendo o ganho projetado para o período.