O Fundo Artesanal FIC FIM encerrou agosto com retorno de 1,10%, equivalente a 127% do CDI.
A maior parte dos ganhos veio das operações de arbitragem de opções, com boas oportunidades surgindo no final de julho. Aumentamos o posicionamento no início de agosto e desmontamos as posições com sucesso na primeira metade do mês, obtendo ganhos relevantes.
As operações de arbitragem de ações, focadas em eventos societários, e os ganhos com Long & Short de ações também contribuíram positivamente para o desempenho do fundo. Sofremos leves perdas na marcação a mercado de posições em descontos de holdings, mas sem grande impacto.
As demais posições em bolsa, distribuídas em alocações táticas defensivas e operações com contratos futuros de câmbio e juros, obtiveram resultados positivos no mês, porém sem grande relevância devido ao menor tamanho das exposições em relação ao patrimônio do fundo.
Nas alocações em títulos públicos, o fundo segue majoritariamente alocado em LFTs, que tiveram leve redução nos deságios, performando um pouco acima do CDI. As posições em NTN-B foram reduzidas no início de agosto e retomadas na metade do mês, aproveitando o aumento nas taxas, o que resultou em desempenho abaixo do CDI.
A posição de crédito privado performou acima do CDI. O book permanece sem grandes alterações, mantendo seu peso total inferior a 18% do patrimônio do fundo.