CARTA DO GESTOR 02/2020: ARTESANAL FIC FIM
“O Fundo Artesanal FIC de FIM obteve rentabilidade de 0,24% em termos nominais que representa 82% do CDI no mês.
Durante o mês de fevereiro, toda a incerteza em torno do COVID-19 e seus impactos para o cenário global, trouxeram novamente grande nervosismo e volatilidade ao mercado.
Nos dias de maior stress tínhamos poucas posições relevantes, dentre elas o destaque fica para o Long&Short de Bradesco ON vs. Bradesco PN gerando uma marcação a mercado negativa no resultado do Fundo.
Seguimos nossa estratégia de sempre buscar operações com risco vs. retorno atrativo, a fim de preservar ao máximo o capital dos nossos cotistas.
Dentre as posições que o fundo carrega em Long&Short: o par de Bradesco ON vs. PN, conforme citado acima, Lojas Americanas ON vs. PN e uma posição pequena de Pão de Açúcar vs. Carrefour.
Nas demais estratégias de Holding`s alguns descontos chegaram a patamares onde estruturamos operações, como venda de Bradespar vs. Vale com desconto por volta de 13%, e venda de Gerdau Metalúrgica vs. Gerdau com desconto em torno de 14%.
Em Special Situations, estamos acompanhando a oferta pública de Biotoscana e a conversão de Smiles vs. Gol.
Nessa operação de conversão zeramos uma posição com pequeno ganho, vínhamos conversando com o Mercado e preferimos adotar uma posição conservadora a fim de nos certificarmos da aprovação em AGE.
Devido à grande volatilidade voltamos com algumas Operações de Termo com ações onde somos financiadores e um pouco de financiamento de Opções.
Agradecemos a confiança,
Equipe de Gestão Artesanal Investimentos.”