CARTA DO GESTOR 03/2022: ARTESANAL FIC FIM

O Fundo Artesanal FIC de FIM encerrou o mês de março com rentabilidade de 1,18%, o que representa 128% do CDI. No acumulado de 12 meses, apresentou rentabilidade de 7,71%, o que representa 120% do CDI, performance compatível com a média histórica.
O fluxo de investimento permaneceu forte durante do mês de março, com um inflow no Ibovespa de R$~22 bilhões (dados compilados sem a correção realizada pela B3 no final deste mês) e no EWZ (ETF de Brasil), com U$ ~182 milhões. Esse fluxo acrescido a taxa de juros de 11,65% a.a. (DI1F23 já precificado em 12,65% a.a.) fez com que o mercado enxergasse uma oportunidade de carry trade (spread de taxa de juros entre países). Esse fluxo financeiro valorizou o Real frente ao Dólar, fechando o mês de março em R$ 4,74.

No cenário externo, os reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia contribuíram para que as commodities ganhassem mais volatilidade e o lockdown na China fez com que a cadeia global de suprimentos ficasse em atenção novamente. No cenário interno, o destaque foi para o aumento no IGP-M de março 1,74%, contra 1,47% esperado pelo mercado e o IPCA de março superou a barreira de 1% pressionado por foods e fuel prices.

Ocorreram algumas modificações em nosso portfólio, principalmente na estratégia de risk arbitrage, adicionamos os M&A de Rede D’or vs Sul América, XP vs Modal, além da posição que já carregamos do M&A de Localiza vs Unidas. Ao longo do mês as arbitragens de ETF’s foram executadas de forma mais consistente, capturando distorções de valores.

As estratégias de Long&Short e Holding não sofreram grandes alterações, destaque apenas para o desconto de Cosan vs Investidas que carregamos uma posição vendida no desconto da holding. Nos demais papéis seguimos capturando alfa, ao longo do mês os descontos não apresentaram grandes oscilações, seguimos aproveitando as distorções intraday, e nos posicionando em alguns pares, a duration média tem ficado em torno de 5 a 7 dias.

A estratégia de Crédito Privado, também não sofrerá alteração, nossa intenção é aproveitar as emissões e novas oportunidades que vierem a aparecer, visto que algumas cotas detidas pelo fundo já estão em processo de amortização.
Após avaliarmos as oportunidades no mercado offshore, iniciamos uma estratégia global adicionando dois pares no book (Moody`s vs S&P e BBD US vs ITUB US). Diante disso, seguindo nosso DNA de preservação de capital e mitigação de risco, aliado a expectativa do aumento da curva de juros, nossa equipe de gestão continua entregando e perseguindo a média histórica de performance dos últimos 13 anos do fundo Artesanal FIC de FIM.

(Disclaimer: A Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura)